APROVE FÁCIL

Santo Ângelo está consolidado como referência regional em inovação e empreendedorismo com o serviço digital Aprove Fácil, que oferece mais agilidade, inovação e transparência para o investidor no momento de formalizar seu empreendimento na área da construção civil.
Com a implantação gradativa do sistema, o município se insere cada vez no conceito do Programa "Cidades Inteligentes" e já rendeu à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, o certificado de "Secretaria 100% Digital". Concedido pela Abase Sistemas e Solucões.
O Aprove Fácil é uma ferramenta desenvolvida para desburocratizar o sistema de encaminhamento de aprovação de projetos junto à Prefeitura em serviços prestados aos empreendedores e contribuintes dos ramos imobiliários e da construção civil. Por meio do Aprove Fácil o contribuinte pode acompanhar os processos solicitados de forma simultânea. O empreendedor imobiliário poderá acessar o link planejamento.santoangelo.rs.gov.br - que estará disponível no site do município - santoangelo.rs.gov.br - e fazer a solicitação desejada, anexando os documentos de forma online sem precisar imprimi-los.
No site também é possível consultar os processos por meio do número do protocolo que o sistema gera e pelo CPF do solicitante.
SERVIÇOS DO APROVE FÁCIL
Alvará de Construção - Alvará de Demolição - Aprovação de Loteamento - Aprovação de More Legal - Consulta de Processos - Certidão de Demolição - Desmembramento de Lotes - Habite-se - Isenções de Taxas - Projeto de Unificação - Projeto de Regularização - Prorrogação de Alvará - Situação e Localização - Numeração Predial - Certidão Negativa de Habite-se - Pré-Análise de Projetos.
MARCO HISTÓRICO
Atualmente os processos são encaminhados em vias físicas, em três vias de papel de toda a documentação. Uma permanece na prefeitura e duas vias seguem com o contribuinte. Os processos são protocolados presencialmente na Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e, posteriormente, encaminhado ao Setor de Engenharia para análise dos técnicos. Após aprovado, uma via do projeto permanece arquivada na prefeitura. A implantação do novo sistema irá mitigar o acúmulo de papéis.
Para os engenheiros e arquitetos do quadro de servidores do município, a implantação do Aprove Fácil é um marco histórico para Santo Ângelo, modernizando o sistema de cadastro, com acompanhamento e liberação de documentos online.